
Urbano Tavares Rodrigues
Global Imagens/Paulo Spranger
O corpo de Urbano Tavares Rodrigues será velado a partir das 19h00 desta sexta-feira, na Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa.
O funeral do escritor Urbano Tavares Rodrigues, que morreu hoje, em Lisboa, aos 89 anos, realiza-se no sábado, às 18h00, anunciou a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).
O corpo do escritor é velado hoje, a partir das 19h00, na sala/galeria Carlos Paredes, no edifício II da SPA, na rua Gonçalves Crespo, em Lisboa, de onde, no sábado, às 18h00, sairá o funeral, seguindo para o cemitério do Alto de São João, onde terá lugar a cremação pelas 19h00.
Num comunicado hoje divulgado, a SPA refere-se a Tavares Rodrigues como «escritor notável e plurifacetado, grande combatente pela liberdade e cooperador dedicado da SPA».
A SPA recorda que Urbano Tavares Rodrigues foi também «um jornalista brilhante em jornais como Diário de Lisboa e O Século onde, durante anos, se destacou como um respeitado e influente crítico de teatro».
Urbano Tavares Rodrigues, oriundo de uma família de proprietários alentejanos, era filho do escritor Urbano Rodrigues, que venceu em 1948 o Prémio Ricardo Malheiros da Academia de Ciências de Lisboa, pela obra «O Castigo de D. João».
Urbano Tavares Rodrigues recebeu este mesmo galardão, dez anos depois, com «Uma Pedrada no Charco».