O município catalão de Girona lançou um plano piloto que prevê fechar a cadeado os contentores de lixo próximos de supermercados e em troca oferecer cestas com comida a quem procura no lixo algo para se alimentar, refere hoje o El Mundo.
Corpo do artigo
O jornal na versão online refere ainda que para levar a cabo este projeto, o município contará com a colaboração dos supermercados Condis, Bonpreu e Novavenda, que doarão alimentos com prazos a caducar para criar um Centro de Distribuição de Alimentos (CDA).
Em declarações ao El Mundo, o responsável pelos Serviços Sociais do município, Eduardo Berloso, explicou que a iniciativa servirá «para pôr em prática o direito a uma alimentação digna» e adiantou que também se trata de uma medida de saúde pública.
Berloso comentou que os contentores perto dos supermercados estarão fechados «para que as pessoas não possam aceder a estes alimentos, que estão misturados com desperdícios».
Em contrapartida, o responsável sublinhou que em troca será entregue «um cesto de urgência» com comida a quem o solicite e que se porá estas pessoas em contacto com os assistentes sociais para que possam fazer um seguimento de cada caso.
O responsável também explicou ao El Mundo que está assegurado o anonimato de quem recorra a este serviço.