Quase 80% da produção de petróleo no Golfo do México foi suspensa e seis refinarias encerraram devido à chegada da tempestade tropical "Isaac".
Corpo do artigo
Além da suspensão da produção, o Ministério da Energia dos EUA, citada pela Agência France Press, também foi retirado o pessoal de 346 plataformas de produção.
A suspensão de produção representa 1,08 mil milhões de barris de petróleo bruto por dia, equivalentes a 78,02 por cento da produção da zona, e 61,3 milhões de metros cúbicos de gás natural (48,13 por cento), segundo o Ministério.
Por outro lado, «às 13:30 [18:30 de Lisboa], seis refinarias que se encontravam no percurso da tempestade tinham indicado que tinham fechado ou em vias de fechar», acrescentou o Ministério, na nota em que faz o ponto da situação.
Estas refinarias representam 1,3 milhões de barris diários da capacidade de refinação, o que equivale a 17 por cento" da região.
As cotações do petróleo encerraram hoje em baixa em Nova Iorque e Londres, com os operadores a invocar precisamente uma baixa da procura das refinarias situadas no trajeto do "Isaac", devido à interrupção das suas atividades.