O gigante da Internet 'Google' apresentou hoje desculpas por ter mantido durante algumas horas na sua popular página de cartografia 'Google Maps' uma praça Adolf Hitler em Berlim.
Corpo do artigo
Na quinta-feira à noite, durante algumas horas, uma das principais praças da capital alemã, a Theodor Heuss Platz, apareceu no 'Google Maps' como Adolf Hitler Platz, o nome que teve entre 1933 e 1947.
Uma porta-voz da multinacional norte-americana, Lena Wagner, disse à agência France Presse não estar ainda em condições de explicar como se deu erro.
«Tivemos conhecimento de um nome falso e desadequado no Google Maps e corrigimo-lo imediatamente. Pedimos desculpa pelo erro», disse.
O nome do líder do regime nazi já não era visível hoje no mapa de Berlim no 'Google Maps' e a busca por "Adolf Hitler Platz" direcionava o utilizador para a "Theodor-Heuss-Platz".
A praça, no centro de uma grande rotunda, recebeu o nome de Hitler em 1933. Após o fim da II Guerra Mundial, recuperou o seu nome original -- Reichskanzlerplatz - e, em 1963, recebeu o nome que tem atualmente, o do primeiro presidente da República Federal da Alemanha (RFA).
O erro da Google gerou indignação nos 'media' e nas redes sociais alemães.
Segundo alguns jornais, o mapa da Alemanha no 'Google Maps' já tinha sido objeto de pirataria e, numa das vezes, a Catedral de Colónia desapareceu completamente.