O secretário de Estado da Solidariedade Social explicou que esta é uma primeira ajuda aos concelhos de Tavira e S. Brás de Alportel, ajuda destinada à recuperação de habitações.
Corpo do artigo
O Governo vai entregar 300 mil euros a cada uma das duas autarquias afetadas pelos incêndios do Algarve da última semana, indicou o secretário de Estado da Solidariedade Social.
Marco António Costa, um dos quatro secretários de Estado que esteve reunido com os autarcas de Tavira e S. Brás de Alportel, explicou que este dinheiro se destina à recuperação de habitações.
«Trata-se de uma primeira resposta que se seguirá amanhã com a publicação de duas portarias», adiantou este governante, que explicou que uma destas contém um «conjunto de apoios e subsídios complementares para as famílias»
De acordo com Marco António Costa, a outra portaria inclui o «apoio no que diz respeito à atividade de algumas destas famílias: a suspensão ou diferimento de pagamento de contribuições para a Segurança Social».
Por seu lado, o presidente da câmara de Tavira lembrou que o levamento dos estragos provocados pelos incêndios ainda vai demorar, pois «ainda há muito trabalho por parte do município de Tavira para fazer».
Jorge Botelho explicou que é preciso «ir concretizando com casos concretos as medidas e esperamos que depois os apoios cheguem o mais rapidamente possível».
Já António Eusébio, autarca de S. Brás de Alportel, apontou para perdas de um milhão de euros em habitações no seu concelho, isto depois de um primeiro levantamento que foi feito.
«Para já há que identificar as famílias que precisam desse apoio», acrescentou este presidente de câmara que recebeu a garantia que de que a verba de 300 mil euros pode ser reforçada caso seja necessário.