
Prémio BAFTA
DR/BAFTA-Rich Hardcastle
A lista de nomeados da Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas coloca ainda «Birdman» ou («A Inesperada Virtude da Ignorância») e «A Teoria de Tudo» na lista dos favoritos, ambos com dez nomeações.
Corpo do artigo
O filme «Grand Budapest Hotel», de Wes Anderson, lidera, com onze nomeações, os BAFTA, prémios de cinema do Reino Unido, anunciados esta sexta-feira em Londres.
[youtube:CmBu4CbaJBg]
«Grand Budapest Hotel», comédia inspirada no universo literário do autor austríaco Stefan Zweig, está nomeado para melhor filme, realização (Wes Anderson), ator (Ralph Fiennes) e argumento original, entre outras categorias.
[youtube:1Fg5iWmQjwk]
Com dez nomeações seguem «Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)», de Alejandro González Iñárritu, e «A Teoria de Tudo», de James Marsh, sobre o físico Stephen Hawking. Com nove nomeações surge «O Jogo da Imitação», de Morten Tyldum.
[youtube:uJfLoE6hanc]
[youtube:Salz7uGp72c]
[youtube:S5CjKEFb-sM]
Estas quatro produções estão nomeadas para melhor filme e a elas junta-se ainda «Boyhood», de Richard Linklater.
[youtube:Ys-mbHXyWX4]
Saiba mais: A lista completa dos nomeados
Para o BAFTA de melhor realizador foram escolhidos Linklater, Wes Anderson, Iñárritu, James Marsh e Damian Chazelle, pelo filme «Whiplash - Nos limites».
Para melhor ator estão indicados Ralph Fiennes («Grand Budapest Hotel»), Michael Keaton («Birdman»), Benedict Cumberbatch («O Jogo da Imitação»), Eddie Redmayne («A Teoria de Tudo») e Jake Gyllenhaal («Nightcrawler - Repórter na noite»).
Na representação feminina estão nomeadas Amy Adams («Big Eyes»), Felicity Jones («A Teoria de Tudo»), Julianne Moore («O meu nome é Alice"), Rosamund Pike ("Em parte incerta") e Reese Witherspoon ("Livre).
Os BAFTA, atribuídos anualmente pela Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas, serão entregues a 8 de fevereiro, duas semanas antes da entrega dos Óscares (22 fevereiro), o ponto alto da temporada de prémios do cinema.
Já este domingo, são entregues os Globos de Ouro pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood. A 24 de janeiro são entregues os Producers Guild Awards, considerados um dos indicadores mais fortes para os Óscares - nos últimos sete anos a escolha de Melhor Filme coincidiu com a dos Óscares.
No dia 25 de janeiro, é a vez dos atores entregarem os seus prémios de cinema na 21ª edição dos Screen Actors Guild Awards.