O grupo Ikea anunciou que vai retomar a comercialização de almôndegas nas lojas e restaurantes em Portugal, a partir de terça-feira, depois de ter reduzido o número de fornecedores de carne e de ter melhorado os processos de controlo.
Corpo do artigo
Um mês depois de ter suspendido a venda de lotes de almôndegas em que foram encontrados vestígios de carne de cavalo, a cadeia sueca anunciou que «o produto volta a estar disponível nas lojas e restaurantes IKEA a partir de terça-feira», em Portugal, depois de ter retomado a comercialização nas lojas da Suécia, Dinamarca e Finlândia na passada quinta-feira.
Em comunicado, o grupo Ikea explica que tomou medidas para simplificar a cadeia de fornecimento e melhorar o processo de controlo no fornecedor em causa, ao realizar análises de ADN à carne crua e também ao produto final.
Assim, acrescentou, «a venda de almôndegas vai ser retomada gradualmente em todos os mercados, de acordo com a cadeia e o processo de fornecimento do produto».
O grupo informa estar ainda «a trabalhar para encontrar uma solução sustentável para as almôndegas que foram retiradas devido à suspeita de existência de vestígios de carne de cavalo».
Na mesma nota, o responsável da Global IKEA Food, Edward Mohr, reconhece que «apesar dos padrões elevados, [o grupo Ikea] não conseguiu estar à altura das expectativas dos consumidores».