A coordenadora do Centro-Sul dos GEPE explicou que a ideia deste congresso é que participantes e animadores destes grupos «dêem voz ao que aconteceu durante o ano de vida do projeto».
Corpo do artigo
Os Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego (GEPE) reúnem-se, no sábado, no seu primeiro congresso, uma reunião que terá como objetivo que as pessoas pertencentes a estes grupos se possam conhecer.
Em declarações à TSF, a coordenadora do Centro-Sul dos GEPE explicou que a ideia é que os participantes e animadores destes grupos «dêem voz ao que é o GEPE e ao que aconteceu durante o ano de vida do projeto».
«Temos o dia todo para falar com animadores, com pessoas que são ainda participantes nos GEPE e pessoas que, entretanto, já encontraram emprego e que também vêm dar voz ao que foi a sua participação no grupo e a forma como o grupo contribuiu para que encontrassem emprego», explicou Cristina Carita.
Esta coordenadora confirmou ainda que existiam até 19 grupos constituídos até ao final de 2012, mas que até junho o número tinha crescido para 52, o que considerou ser uma «expansão muito grande».
Para além de pessoas que querem encontrar emprego, Cristina Carita adiantou que há também «instituições a querem disponibilizar respostas junto das suas comunidades através da criação de GEPE».
Dos 498 participantes ativos nos GEPE, 161 encontraram emprego, sendo que, de acordo com esta responsável, prevê-se 24 novos grupos já em setembro.