
O perigo do rio saltar das margens levou as autoridades espanholas a decretar o estado de alerta e a evacuar a localidade de Barbaño (Badajoz), na zona da Extremadura.
Cerca de 600 pessoas foram retiradas de Barbaño, durante a noite, face ao risco do Guadiana transbordar as margens.
Doze autocarros acompanhados por ambulâncias ajudaram na operação de retirada, embora a maioria dos habitantes tenha saído usando os próprios carros. A noite foi passada em casa de familiares e em pavilhões desportivos onde a Cruz Vermelha garantiu as necessidades básicas.
[a passagem do Guadiana por Medellin, Badajoz:]
[youtube:8tXMIgMrLUs]
A chuva deve continuar durante o dia de hoje e por isso, o porta-voz da Cruz Vermelha na Extremadura, Jesus Santana, adianta que os meios já foram reforçados, com «110 voluntários, 30 ambulâncias, 14 veículos de transporte avançado para pessoas com mobilidade reduzida e um abrigo provisório com capacidade para 600 a 800 pessoas».
A Proteção Civil de Montijo, em Espanha, ativou também um plano especial face ao risco de inundações. O porta-voz Francisco Sotero conta que há muitos anos que não via nada assim e agora "a água vem para Portugal".
[O Guadiana em Montijo:]
[youtube:xZCMP3RzWFY]
Contatados pela TSF, os centros distritais de operações de socorro de Évora, Portalegre e Beja dizem que até ao momento, não existe qualquer ameaça relacionada com uma subida do caudal do rio Guadiana.