"Heartbleed" não é razão para se deixar de usar computadores, diz especialista
Apesar de este bug relacionado com a encriptação de dados ser mais grave que outras vulnerabilidades no mundo da informática, Francisco Rente explicou que a questão já está a ser resolvida.
Corpo do artigo
O bug informático "Heartbleed", considerada uma das maiores falhas das maiores falhas de segurança da história da Internet, não é razão para se deixar de usar computadores ou outros terminais, indicou um especialista em segurança informática.
Ouvido pela TSF, Francisco Rente considerou que este «tipo de problemas existem com alguma regularidade, apesar de este bug relacionado com a forma como os dados são encriptados «ter um grau de criticidade mais elevado que o normal».
«As pessoas da área vão resolver os problemas. Quem tem capacidade já está a executar os processos de mitigação e as coisas vão ser estabilizadas», acrescentou este professor da Universidade de Coimbra.
O problema afeta a privacidade da comunicação no e-mail e na banca eletrónica, entre outros, e é massificado porque afeta cerca de meio milhão de sites na forma como o protocolo de Open SSL é aplicado e não no protocolo em si.
Ainda de acordo com Francisco Rente, «dados os detalhes técnicos da vulnerabilidade e a forma como pode ser explorada mudar passwords não vai garantir que elas não sejam apanhadas».