Alfred Hitchcock regressa esta quinta-feira aos cinemas nacionais. Depois da reposição de «A Mulher que Viveu Duas Vezes», chega um filme sobre o mítico cineasta. Intitulada simplesmente «Hitchcock», a obra de Sacha Gervasi dá a conhecer o realizador na altura em que preparava «Psycho», um filme com uma produção atribulada que se tornaria um dos maiores sucessos de Hitch.
Corpo do artigo
Em 1959, Alfred Hitchcok deu à crítica e ao público uma obra que tinha todos os ingredientes habituais: «Intriga Internacional». Mas, pouco depois, o cineasta já pensava no próximo filme e queria fazer algo diferente.
A escolha recaiu sobre o livro «Psycho». Hitchcock comprou os direitos por apenas nove mil dólares (o autor não sabia quem era o comprador) e adquiriu todas as cópias que encontrou para que ninguém soubesse o final da história.
No entanto, depois da dificuldade em encontrar um argumento para filmar, a Paramount recusou o financiamento. Hithcock e a mulher, Alma Reville, acabariam por hipotecar a casa para financiar «Psycho».
Para reduzir os custos, o realizador decidiu também que iria filmar como se fosse para a televisão, com a equipa de «Alfred Hitchcock Apresenta». Decidiu ainda filmar a preto e branco, mas aí também pesou outro argumento: além de ser mais económico, Hitchcock não queria que o filme fosse demasiado gráfico ou chocante.
Outro obstáculo na rodagem de «Psycho» foi a censura, nomeadamente a filmagem da famosa cena do chuveiro e o momento em que a protagonista deita as provas do crime na sanita. Foi a primeira vez que um filme americano mostrou a descarga de uma sanita.
Quanto à cena do chuveiro, Hitchcock queria que fosse vista sem qualquer música, apenas o som da água a correr, mas a banda sonora de Bernard Herrmann fez o realizador mudar de ideias.
Para publicitar o filme, que acabaria por se tornar o mais rentável filme de Hitchcock, o cineasta pensou também numa série de medidas: ninguém podia entrar na sala de cinema depois do filme ter começado e no fim do filme a sala devia ficar às escuras por meio minuto.
«Hitchcock» de Sacha Gervasi é um filme dentro do filme, que mostra os bastidores da rodagem de «Psycho», enquanto nos revela a faceta mais pessoal do realizador e a parceria com a mulher, Alma. O filme mostra ainda as paixões pelas belas e loiras protagonistas.
Protagonizado por um irreconhecível Anthony Hopkins e Helen Mirren, «Hitchcock» está nomeado para o Óscar de melhor caracterização.