Há vários meses que um um rio de lava sai de um vulcão em erupção na Islândia. A área que a rocha incandescente ocupa seria suficiente para cobrir uma grande cidade.
Corpo do artigo
O vulcão Holuhraun entrou em erupção há três meses e a quantidade de magma que tem saído não dá sinais de abrandamento. Nesta altura já chegaria para ocupar os relvados de 10 mil campos de futebol. Na Islândia, esta é a maior erupção de lava desde há 200 anos.
[youtube:1vG2YzOmxzY]
A zona onde está o vulcão não é habitada e só por isso não há nem pessoas nem habitações em perigo. Ainda se temeu que o Holuhraun expelisse cinzas para a atmosfera e que isso viesse a complicar as rotas dos transportes aéreos na Europa. Mas não houve cinza. Houve magma. Muito.
[youtube:4n0MyItBl3I]
Segundo o último relatório do Departamento de Proteção Civil da Islândia, o fluxo de magma tem-se mantido inalterado nas últimas duas semanas. O mesmo acontece com a quantidade de tremores de terra. A atividade sísmica na caldeira de Bardarbunga continua elevada já se registaram 200 tremores de terra num só dia.