Homem mais alto da Birmânia regressa a casa após operação para parar de crescer (vídeos)
O "grande Zaw", como é conhecido o homem mais alto da Birmânia, regressou hoje a casa depois de ter sido submetido, em Singapura, a uma operação bem-sucedida para que lhe fosse removido um tumor responsável pelo seu excessivo crescimento.
Corpo do artigo
Win Zaw Oo, com 2,33 metros de altura, chegou hoje a Rangum, após ter sido submetido uma intervenção cirúrgica na Cidade-Estado que demorou oito horas.
[youtube:WcmffaxrAs8]
«Está tudo bem comigo agora», disse Win Zaw Oo, de 36 anos, aos jornalistas na noite de quinta-feira, indicando que há apenas um pequeno problema com um dos seus olhos, cuja visão é um pouco difusa.
Segundo a imprensa, o "grande Zaw", que se acredita ser o homem mais alto da Birmânia, atraiu a atenção do mundo que levaram a ofertas para pagar a cirurgia, avaliada em 55 mil dólares (40,7 mil euros).
[youtube:27nCIRPjf3Q]
Sorrindo para as câmaras à chegada ao aeroporto de Rangum, envergando uma camisa e um par de calças feitas à sua medida, por encomenda, Win Zaw Oo disse que, em breve, vai regressar à sua aldeia na região de Magway, até porque tem muitas saudades da mãe.
Os médicos indicaram que Win Zaw Oo, que deixou a Birmânia no mês passado, devia parar de crescer depois de lhe ter sido removido o tumor na sua glândula pituitária, ou hipófise, responsável pela produção excessiva de hormonas de crescimento.
Khin Maung Win, um especialista em problemas do fígado que contactou Win Zaw Oo depois de conhecido o seu caso e que se ofereceu para pagar a maior parte dos custos da cirurgia, disse que a operação foi «um sucesso a 100%».
«Se ele não tivesse sido tratado, ele continuaria a crescer (...) e teria morrido. Agora, ele tem a oportunidade de viver», frisou.
Win Zaw Oo, que passou a maior parte da vida descalço, porque a sua família não tinha condições para lhe oferecer uns sapatos especiais, é significativamente mais alto do que um homem birmanês, cuja estatura média ronda 1,68 metros de altura.