O Hotel de Turismo da Guarda, fechado e esquecido desde 2010, voltou a abrir portas. Quartos e salões foram ocupados por criadores culturais que querem alertar para a situação de abandono deste edifício.
Corpo do artigo
Por estes dias, volta a sair fumo da chaminé do Hotel de Turismo da Guarda, edifício emblemático da cidade mais alta que tem estado fechado e que reabriu para receber pintores, ilustradores, fotógrafos, arquitetos e todos quanto participam neste espetáculo encenado nos 102 quartos deste hotel projetado em 1936 por Vasco Regaleira.
Uma das das encenadoras promete que haverá quartos para todos. Carla Morgado dá também uma certeza: a lareira vai estar acesa.
O hotel fechou a 31 de Outubro de 2010 e nunca mais abriu. O presidente da Câmara da Guarda antevê uma abertura, em 2014 que, desabafa Álvaro Amaro, impeça a degradação deste edifício histórico
É neste misto de sonho e desalento que se trabalha no Hotel de Turismo da Guarda. Luis Notel, outros dos criativos, quer que o espectaculo sacuda consciências
O Hotel de Turismo da Guarda reabiriu neste fim de semana para acolher mais de duas dezenas de criativos que produziram vários espectaculos com o intuito de alertarem para a degradação e abandono deste edifício.