
Membros da Igreja Anglicana
Epa
O Sínodo da Igreja Anglicana aprovou segunda-feira a ordenação de mulheres bispos, depois de um aceso debate entre conservadores e liberais. Antes da decisão, mais de 1300 membros do clero tinham ameaçado abandonar a Igreja.
O Sínodo da Igreja Anglicana, constituído por laicos, bispos e clero, aprovou segunda-feira a ordenação de mulheres bispos, depois de um vivo debate entre conservadores e liberais.
Entre os bispos, 28 votaram a favor e 12 contra; no clero, registaram-se 124 votos a favor e 44 contra; entre os laicos foram contados 111 votos a favor e 68 contra.
Antes da decisão, mais de 1300 membros do clero tinham ameaçado abandonar a Igreja Anglicana, se o Sínodo votasse favoravelmente.
O Sínodo rejeitou compromissos visando ter em conta aqueles que não aceitam esta reforma e votou contra a criação de novas dioceses para os paroquianos que se recusem a aceitar mulheres bispos.
A questão da ordenação de mulheres ameaça causar uma cisão na Igreja com 77 milhões de fiéis em todo o mundo, já dividida pela questão da homossexualidade, depois da ordenação e consagração do homossexual Gene Robinson como bispo de New Hampshire.