Igreja Católica: Acordo judicial para arquivar queixas de pedofilia em Los Angeles
A Igreja Católica de Los Angeles, o cardeal Mahony e um padre chegaram a acordo para arquivar quatro queixas de pedofilia. O caso foi encerrado por dez milhões de dólares.
Corpo do artigo
Dos Estados Unidos chega notícia de um acordo judicial para arquivar quatro queixas de pedofilia que agitaram a Igreja Católica.
A arquidiocese de Los Angeles, o cardeal Roger Mahony e um antigo padre aceitaram pagar 10 milhões de dólares, mais de 7 milhões e 600 mil euros, para resolver um processo judicial com quatro queixas de pedofilia.
A notícia está a ser avançada por vários meios de comunicação, que citam advogados das alegadas vítimas.
Mahony, que há dois anos deixou a liderança da maior arquidiocese dos Estados Unidos, está em Roma a participar no conclave. Um facto que gerou alguma polémica na América.
Ele foi acusado de ter ajudado um antigo padre condenado por pedofilia, enviando-o para um centro de tratamento no Novo México; mas admitindo-o mais tarde na igreja de Los Angeles, o padre voltaria a reincidir, abusando de crianças. Foi condenado em 2007.
Pelo que contam as notícias, com o acordo agora alcançado, os advogados das quatro alegadas vítimas retiraram as queixas.