O Papa Francisco disse hoje, durante uma homilia na residência oficial de Santa Marta, no Vaticano, que «a Igreja deve ser sempre reformada», porque os seus membros «são sempre pecadores e necessitam de se converter».
Corpo do artigo
A missa celebrada em Santa Marta, onde estão os alojamentos do papa Francisco, é dedicada à festa litúrgica da Basílica de São João de Latrão, a catedral de Roma, cidade da qual o papa é bispo.
«A Basílica de Latrão é a catedral de Roma e mãe de todas as igrejas da cidade e do mundo», afirmou.
Numa breve homilia, o papa Francisco centrou-se na leitura de Ezequiel e no Salmo 45, sobre a água que surge do templo e alegra a cidade de Deus, uma imagem que simboliza a graça que sustenta e alenta a vida da Igreja.
Na segunda leitura, a carta de São Paulo aos Coríntios, sublinhou a imagem da pedra, que é Jesus Cristo, o fundamento sobre o qual está construída a Igreja.
«A Igreja deve sempre ser reformada, 'Ecclesia semper reformanda', porque os membros da Igreja "são sempre pecadores e precisam de se arrepender"», disse o papa, a partir do evangelho da purificação do templo, símbolo da reforma da Igreja.
O papa concluiu convidando os fiéis a rezar para que a Igreja possa sempre «fazer correr a água da graça, que esteja sempre fundada em Cristo, permaneça fiel a ele e que os seus membros se deixem converter sempre a Jesus».