O fotógrafo Nuno Sá, um dos melhores do mundo especializado em vida marinha selvagem, foi distinguido em dois importantes concursos internacionais com fotografias de tubarões azuis tiradas ao largo do Faial, no mar dos Açores.
Corpo do artigo
«O facto de ter, em simultâneo, duas imagens expostas no London Natural History Museum e no Smithsonian Natural History Museum, dois dos maiores museus de história natural do mundo, é um valioso contributo para a divulgação dos Açores como destino de eco-turismo», afirmou o fotógrafo, à agência Lusa.
No Museu de História Natural de Londres estará patente, entre 21 de Outubro e 11 de Março, a fotografia "Blue in the blue", com a qual o fotógrafo português, que vive há vários anos nos Açores, foi distinguido no Wildlife Photographer of the Year, o maior concurso de fotografia de natureza a nível mundial.
A fotografia de um tubarão azul ao largo do Faial, foi "Highly Commended" na categoria de Imagem Subaquática, estimando-se que possa ser vista por cerca de 2,5 milhões de pessoas durante a exposição, que inclui as 108 fotos escolhidas pelo júri das quase 41 mil enviadas a concurso, oriundas de 95 países.
Esta é a segunda vez que Nuno Sá é distinguido neste concurso, promovido em conjunto pelo Museu de História Natural de Londres e a BBC Wildlife.
Nos EUA, também com uma fotografia de um tubarão azul tirada ao largo do Faial, Nuno Sá venceu a categoria Oceanos do "Natures Best Photography", o maior concurso de fotografia de natureza que se realiza naquele país.
A foto premiada estará em exposição no Smithsonian Natural History Museum, em Washington, entre Abril e Setembro de 2012.
«A coincidência de, num espaço de alguns dias, ter sido informado da distinção das minhas imagens de tubarões azuis torna este ano o mais importante na minha carreira de fotógrafo de natureza», salientou Nuno Sá.