O incêndio destruiu quatro viaturas e levou quatro bombeiros ao hospital. Às 00h00, outros cinco incêndios mobilizam mais de 700 bombeiros em Viseu, Guarda e Porto.
Corpo do artigo
O incêndio que deflagrou ao inicio da tarde deste domingo, em Penacova, foi dado como dominado às 20h59, segundo a informação disponibilizada pela Autoridade da Proteção Civil no seu sítio na Internet.
De acordo com o presidente da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira, citado pela agência Lusa, o fogo andou muito perto das povoações de Riba de Cima, Sanguinho e Carvoeira, onde teve origem o incêndio.
Segundo o autarca, ardeu uma parte importante de área florestal da freguesia de Penacova, com povoamentos de pinheiro e eucalipto, em zonas de declive pronunciado e com maus acessos, o que dificultou o combate.
Neste incêndio verificou-se também a destruição de quatro viaturas de bombeiros, duas dos voluntários de Penacova, uma da corporação de Vila Nova de Poiares e outra da corporação de Brasfemes. Os bombeiros que seguiam nos carros conseguiram escapar às chamas.
Quatro bombeiros de Poiares, no entanto, foram assistidos, tendo dois recebido assistência médica no centro de saúde de Penacova e os outros, no Hospital de Coimbra, devido à inalação de fumo. Já todos receberam alta.
À meia-noite, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), cinco incêndios estão ainda ativos, mobilizando mais de 730 bombeiros nos distritos de Viseu, Guarda e Porto.
Com uma frente ativas, o incêndio em floresta, em Vila Longa, no concelho de Sátão, no distrito de Viseu, está ativo desde as 14:04, mobilizando no local 304 bombeiros, apoiados por 78 viaturas.
No combate a este incêndio, estão já grupos de reforços de Portalegre e de Santarém, adianta a página da Internet da ANPC.
No distrito de Viseu, 145 operacionais e 40 viaturas combatem também as chamas num fogo em floresta, no concelho de São Pedro do Sul.
Segundo a ANPC, este incêndio teve início às 13h15 e atualmente tem uma frente ativa, estando as operações de combate a decorrer em local de difícil acesso.
Ainda no distrito de Viseu, 80 bombeiros, apoiados por 22 viaturas, estão mobilizados num incêndio em mato com três frentes, que lavra desde as 18h39 no concelho de Tabuaço.
Um incêndio em mato lavra desde as 14h56 no concelho de Trancoso, no distrito da Guarda, estando a combater as duas frentes 127 operacionais, apoiados por 23 viaturas.
Um outro fogo, com duas frentes ativas, está em curso no concelho de Amarante, no distrito do Porto, desde as 15h49 e, no local, estão 126 bombeiros e 42 viaturas.