Em Nisa, o perímetro urbano da localidade de Montalvão chegou a estar ameaçado. Na Pampilhosa da Serra continuam perto de 300 operacionais para assegurar a entrada na fase de rescaldo e impedir reacendimentos.
Corpo do artigo
Já se encontram dominados os dois grandes incêndios que, segunda-feira, atingiram os concelhos de Nisa e Pampilhosa da Serra.
O incêndio que lavrava desde as 14:00 de segunda-feira no concelho de Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, foi dominado pouco depois da uma da manhã.
No local permanecem, no entanto, cerca de três centenas de operacionais que procuram garantir que não há reacendimentos, como explicou à TSF Carlos Luís Tavares, 2º Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro de Coimbra.
Ao início da noite, o presidente da Câmara de Pampilhosa da Serra, salientou à TSF o bom trabalho desenvolvido pelos bombeiros no combate às chamas, num incêndio que chegou a mobilizar cerca de 500 bombeiros.
À TSF, José Manuel Brito lamentou ainda a extensa área ardida.
No concelho de Nisa, o incêndio que deflagrou segunda-feira na localidade de Pé da Serra, e que consumiu uma zona de floresta, foi dado como dominado esta madrugada, pouco depois das 04h00 e encontra-se em fase de rescaldo.
As chamas consumiram, no entanto, uma vasta área de floresta e chegaram a ameaçar o perímetro urbano em Montalvão, que está agora fora de perigo, como explicou à TSF o comandante distrital de operações de socorro de Portalegre, Luis Belo Costa.