O secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais anunciou hoje que o Governo madeirense vai fornecer, gratuitamente, aos agricultores afetados pelos incêndios da passada semana, os projetos relativos aos pedidos de ajuda para a recuperação do potencial agrícola.
«Em matéria de apoios aos agricultores na sequência dos incêndios ocorridos recentemente, decidimos já uma ajuda de 95 por cento a fundo perdido para recuperação do potencial produtivo, e quero acrescentar uma informação: os projetos que são necessários para aproveitar essa ajuda serão também realizados pelos serviços e fornecidos gratuitamente aos agricultores», disse Manuel António, na abertura da XII Mostra Regional da Banana, na freguesia da Madalena do Mar, concelho da Ponta do Sol.
O governante salientou que este procedimento é «importante em termos financeiros e de celeridade dos processos», adiantando que «já foram feitos levantamentos nos terrenos dos agricultores atingidos».
«Agora os técnicos vão elaborar os projetos para que as pessoas possam executar o que for necessário para recuperar as explorações agrícolas» que foram danificadas pelos incêndios que deflagraram na passada semana na ilha, adiantou.
Sobre o setor da banana regional, Manuel António salientou ser «estratégico em termos sociais e económicos», que tem registado um crescimento significativo, evidenciando que «existem condições para crescer ainda mais».
«Apelo a todos os que têm terrenos com qualidade e condições para produzirem banana que o façam, porque há mercado, visto que em grande parte do ano existe uma procura superior à oferta, pelo que o crescimento será sustentável», sublinhou o responsável.
O secretário mencionou que no ano passado a produção de banana na região ultrapassou as 15 mil toneladas, frisando que «este ano está acima deste valor».
«O setor da banana é muito importante porque atinge 2.800 produtores e produz um valor que se aproxima dos 20 milhões de euros/ano e a quase totalidade do valor, cerca de 18 milhões, vêm de fora da região, por via das exportações e apoios da União Europeia ao setor, gerando riqueza direta e indireta», realçou.
A mostra da banana, organizada pela Casa do Povo da Madalena do Mar, apoiada pelas estruturas autárquicas do concelho e Governo Regional, decorre até domingo naquela localidade da Madeira, onde se regista a maior produção, com um programa de divulgação do aproveitamento e cultivo deste produto, que inclui animação variada, prémios aos melhores cachos e produtores.
A sessão de encerramento conta com a presença do presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim.