O embaixador português na Índia recordou que recentemente foi aprovada uma política industrial no país com o objectivo de «criar focos de indústrias que possam absorver esse enorme mercado de trabalho».
Corpo do artigo
O embaixador português na Índia explicou que as autoridades indianas vêem com bons olhos o crescimento e rejuvenescimento da sua população, isto numa altura em que o país se preparar para ultrapassar a China como país mais populoso do mundo.
«O facto de a Índia não ter uma grande população, e metade da população indiana tem menos de 20 anos» significa que o país tem uma «força de trabalho grande que têm no futuro ao contrário de outros países que também são populosos», adiantou Luís Castro Mendes.
O diplomata português lembrou ainda que a Índia aprovou na última semana uma «nova política industrial», o que acontece pela primeira vez no país, com o «objectivo de criar focos de indústrias que possam absorver esse enorme mercado de trabalho que está prestes a entrar».
«Este é um país gigantesco com 1,2 mil milhões de pessoas, um país de grandes contrastes, mas obviamente que a população é um factor que é discutido», concluiu Luís Castro Mendes.