Mais de um milhão e duzentos mil idosos, residentes em Portugal, vivem sozinhos ou têm por companhia outra pessoa de idade, com 65 anos ou mais, revela o Instituto Nacional de Estatística.
Corpo do artigo
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em Portugal, seis em cada dez idosos vivem nestas condições, um fenómeno que aumentou 28 por cento na última década.
Se olharmos para a faixa da população idosa que vive exclusivamente sozinha, em todo o país há 400 mil idosos a viver nestas condições. Lisboa e o Alentejo são as regiões do país que têm uma maior percentagem, cerca de 22 por cento.
A nível nacional, nos últimos dez anos, o número de idosos a viver na solidão aumentou 29 por cento. O fenómeno registou-se em todo o país, mas foi na Região Autónoma da Madeira que teve um crescimento maior, de 49 por cento.
As regiões de Lisboa, Norte e Algarve registaram também crescimentos superiores à média nacional. Abaixo desta média situaram-se apenas o Alentejo e a Região Autónoma dos Açores.
Já o número de pessoas com mais de 65 anos a viver exclusivamente com pessoas do mesmo grupo etário aumentou em todo o país 27,5 por cento na última década. O maior aumento registou-se na região Norte.