As empresas rendem-se cada vez mais ao Instagram. A rede social que vive de imagens e que apareceu há 5 anos é uma montra das marcas. A TSF foi conhecer dois casos em Portugal.
Corpo do artigo
Apareceu há 5 anos e não tem parado de crescer. De acordo com estudo "Os Portugueses e as Redes Sociais" da Marktest, lançado em Novembro do ano passado, o Instagram é a terceira rede social com maior notoriedade.
O estudo mostra que Facebook é a rede social que mais utilizadores dizem de forma espontânea conhecer (98%). O Twitter é a segunda rede com maior notoriedade espontânea (66%) e o Instagram a terceira (34%).
As empresas não ficaram indiferentes ao crescimento desta rede social que vive de imagens e cada vez mais marcam presença no Instagram.
Um desses casos é a Parfois. A empresa portuguesa de acessórios de moda com presença internacional percebeu que cada vez mais a rede social era procurada pelo público da marca e decidiu usar esta popularidade ao serviço das necessidades que tinha.
Susana Coerver, diretora de Marketing da Parfois, explica que foi assim que surgiu há um ano a ideia de promover o recrutamento de novos profissionais através do Instagram.
Para isso, a empresa criou imagens especificamente para identificar que áreas da empresa estavam a recrutar e divulgou-as na rede social. Para Susana Coerver, o resultado superou as expectivas - em dois dias conseguiram mais de 2000 candidaturas para as 150 vagas que tinham disponíveis.
Hoje, a Parfois tem já mais de 100 mil seguidores no Instagram dentro e fora de Portugal e a diretora de Marketing garante que vai continuar a apostar nesta rede social.
No último ano, também a Ericeira Surf & Skate quis lançar-se no Instagram. Sofia Filipe, responsável de comunicação, considera que era inevitável para uma marca focada num público entre os 13 e os 25 anos, que valoriza muito mais a imagem do que a palavra.
A empresa, focada em produtos de surf e de skate, tem também explorado as potencialidade da rede social. Através das ferramentas do Instagram de identificação e de pesquisa (os hashtags) decidiu promover passatempos exclusivamente no Instagram. Uma experiência que tem resultado, na opinião de Sofia Filipe.
Seja com fotografias dos produtos, revelações de bastidores, imagens de paisagens e cenários que refletem a identidade das marcas ou mesmo com vídeos, as empresas procuram uma nova forma de divulgação no Instagram. É o poder da imagem, com todas as potencialidades de uma rede social.