O biólogo marinho José Xavier, investigador do Instituto do Mar da Universidade de Coimbra, foi galardoado com o prémio internacional Martha T. Muse para a ciência e política na Antártica, no valor de 100 mil dólares.
Em comunicado divulgado hoje, a Reitoria da Universidade de Coimbra (UC) refere que «o comité de seleção do Prémio Martha T. Muse realçou a liderança de José Xavier no estabelecimento de um programa de investigação Antártica em Portugal durante o ano Polar Internacional (IPY, 2007-2008) e no lançamento de um programa educacional altamente bem sucedido», o 'LATITUDE 60!', durante o IPY.
«É surpreendente e uma verdadeira honra receber tão prestigiado prémio», refere José Xavier no comunicado.
Segundo o cientista, que realizou «diversas expedições científicas na região Antárctica e que assumiu posição de destaque» no Comité Português para o 4.º Ano Polar Internacional, «este galardão vai reforçar e abrir novas portas para colaborações internacionais".
Doutorado pela Universidade de Cambridge, José Xavier tem realizado «investigação notável sobre a dinâmica de predador-presa que sustenta as populações de albatrozes, focas, pinguins e outros grandes predadores» no Oceano Antártico.
«Um exemplo da sua liderança neste campo é a recente publicação de uma monografia abrangente sobre cefalópodes, uma presa dos maiores predadores, intitulado 'Guia de bicos de Cefalópodes para o Oceano Austral' que vai ser uma grande ajuda para muitos investigadores da Antártica», adianta a nota.
Este livro consiste num «guia atualizado para identificação de bicos de polvos e lulas, com imagens 3D, o que o torna uma ferramenta de grande utilidade para biólogos marinhos com interesse nas interações tróficas no Oceano Antártico», explica.