
Praias
dr
As equipas coordenadas pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) realizaram 201 salvamentos em junho, mês em que encontraram também 40 crianças que se tinham perdido nas praias portuguesas.
De acordo com os dados hoje revelados pela Marinha, os nadadores-salvadores realizaram 175 operações de salvamento entre o dia 1 e 30 de junho, período que ficou marcado pela morte de um jovem de 17 anos na praia de Santo Amaro, vítima de «doença súbita».
Além das praias vigiadas por nadadores salvadores, as equipas realizaram outros 65 salvamentos em zonas não vigiadas, graças a planos integrados de assistência a banhistas.
Graças a parcerias entre o ISN e outras entidades, foram ainda encontradas 40 crianças que se tinham perdido nas praias.
O "Projeto Amarok" (que usa viaturas de assistência a banhistas e socorro a náufragos) realizou «26 buscas com sucesso a crianças perdidas», além de ter salvo 32 banhistas e ter feito 103 assistências em primeiros socorros.
O "Projeto motos 4x4 Goes" salvou 24 banhistas, fez 92 assistências em primeiros socorros e encontrou 14 crianças. Já as equipas que constituem o projeto de motos água de salvamento salvaram cinco banhistas.