O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) salvou ontem às portas de Lisboa um golfinho listado, juvenil, que se encontrava em dificuldades junto à rebentação do baixio do Bugio, na foz do Tejo.
Corpo do artigo
O animal foi visto por elementos do curso de Operador de Mota de Salvamento Marítimo, para militares da Autoridade Marítima e Agentes da Polícia Marítima, que tentaram afastá-lo de terra.
Contudo, o ISN explica em comunicado que o golfinho acabou por ficar retido na praia da Cova do Vapor e foi resgatado pelos formandos e formadores do curso.
Os autores do resgate contactaram várias entidades como o Aquário Vasco da Gama, o Jardim Zoológico de Lisboa, a Câmara Municipal de Almada e o Instituto Português da Conservação da Natureza, mas foram aconselhados pelos biólogos a conduzir o animal para longe de terra e libertá-lo porque pertence a uma espécie que dificilmente se adaptaria ao cativeiro.
O golfinho acabou por ser transportado até cerca de três milhas a Oeste do farol do Bugio, onde foi libertado em segurança.