O sismo registado, esta quinta-feira, no nordeste do Japão teve uma magnitude de 7,1 na escala aberta de Richter, segundo o Instituto Geológico norte-americano.
Corpo do artigo
O terramoto, a que se seguiu um alerta de tsunami, ocorreu na mesma zona onde foi registado o forte sismo do passado dia 11 de março, que foi também seguido de um tsunami e em que a combinação dos dois fenómenos naturais provocou a morte de cerca de 12 mil pessoas.
O abalo foi registado às 23:34 locais (14:34 de Lisboa) e o epicentro localizou-se a 40 quilómetros de profundidade, no mar, defronte da província de Miyagi, a mais afectada pelo terramoto de Março, que teve a magnitude de 9 graus.
Responsáveis da central nuclear de Fukushima, fortemente afectada pelo abalo de 11 de Março, anunciaram já não haver sinais do sismo de hoje ter afectado as instalações.
A televisão pública nipónica NHK iniciou a difusão de alertas para que as pessoas que residem na área afectada pelo sismo de hoje se refugiem nas zonas mais altas e se afastem da costa.