
Jornais alemães
Direitos Reservados
Perto de 30 jornalistas alemães começam esta segunda-feira uma visita de quatro dias a Portugal. Um dos objetivos é combater as ideias feitas que se escutam e lêem na Alemanha. A TSF conversou com dois dos jornalistas que integram a comitiva, um dos quais é filho de portugueses.
Corpo do artigo
Os jornalistas alemães foram convidados pela representação da Comissão Europeia em Berlim para ver os efeitos da austeridade e do programa de ajustamento em Portugal.
A agenda vai ser preenchida: inclui conversas com vários ministros, partidos da oposição, Cáritas, sindicatos e empresários.
A TSF conversou com dois dos jornalistas que integram a comitiva, um dos quais é filho de portugueses. O nome destaca-se na lista dos mais de 30 jornalistas de grandes jornais alemães que visitam Lisboa.
José Pinto é filho de emigrantes e há quase 50 anos, desde criança, que vive na Alemanha. Explica que vêm ver o impacto da crise e das reformas dos últimos anos mas admite que não vai ser fácil mudar a imagem que ouve diariamente sobre Portugal.
O jornalista conta que em Berlim acham que Portugal gastou mal o dinheiro que não tinha, mas há um paradoxo: por aqueles lados, o trabalhador português até é bem visto.
Outro jornalista alemão desta comitiva chama-se Markus Sievers. Já esteve noutros países em crise. Em Espanha todos lhe disseram que Madrid não é Atenas. Agora espera o mesmo em Lisboa. Este jornalista espera levar para a Alemanha um retrato completo de um Portugal em mudança.
Markus Sievers admite que os alemães sabem pouco sobre o que se passa em Portugal, numa altura em que Berlim é fundamental para aquilo que se decide na União Europeia.