Lar de Idosos em Alcácer do Sal entre finalistas do Prémio de Arquitetura Contemporânea
O Lar de Idosos em Alcácer do Sal, da autoria do atelier de arquitetura Aires Mateus, é um dos cinco finalistas do Prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia/Prémio Mies van der Rohe 2013, anunciou a Comissão Europeia.
Corpo do artigo
Os outros finalistas são o City Hall, na Bélgica; o parque urbano Superkilen, na Dinamarca; o Harpa - Reykjavik Concert Hall & Conference Centre, na Islândia; e o espaço comercial e cultural Metropol Parasol, em Espanha.
O vencedor do prémio e do concorrente distinguido com a menção especial Arquiteto Emergente serão anunciados em maio e a cerimónia de entrega dos prémios está agendada para 6 de julho, no Pavilhão Mies van der Rohe, em Barcelona, Espanha.
Lançado em 1987, o Prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia/Prémio Mies van der Rohe visa destacar o contributo dos arquitetos europeus para a utilização de novos conceitos e tecnologias no desenvolvimento urbano contemporâneo.
O prémio, no valor 60.000 euros, é cofinanciado pelo Programa Cultura da União Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe e é atribuído de dois em dois anos.
As obras nomeadas são propostas por peritos europeus independentes, por associações do Conselho de Arquitetos da Europa e nacionais de arquitetos, bem como pelo Comité Consultivo do prémio, explica a Comissão Europeia em comunicado.
Para a edição de 2013, a 13.ª do prémio, foram nomeadas 335 obras de 37 países.