Embora ainda se esperem os resultados das análises à água da praia de Carcavelos, as autoridades decidiram-se já pelo hastear da bandeira amarela em vez da bandeira vermelha.
Corpo do artigo
O comandante da capitania do Porto de Cascais explicou que a bandeira amarela, entretanto, colocada na praia de Carcavelos constitui medida dissuasora e medida cautelar suficiente para evitar eventuais problemas».
Depois de durante algumas horas ter sido hasteada a bandeira vermelha nesta praia da linha de Cascais, por causa de queixas de comichão sentidas por alguns banhistas, foram entretanto recolhidas algumas amostras de água.
Numa altura em que ainda não se sabem quais os resultados da análise a estas amostras, o comandante Pinto Moreira disse que apenas se registaram queixas de banhistas que estiveram na praia de Carcavelos.
«Neste momento, já estamos a ter feedback da parte de banhistas que regressaram a casa e que telefonaram dando conhecimento que os sintomas tinham desaparecido mediante a aplicação do protocolo recomendado», ou seja, «lavagem abundante das zonas afetadas com água doce», explicou.
Contactada pela TSF, a capitania do Porto de Lisboa referiu que houve cautelas redobradas na praia da Torre e de Santo Amaro de Oeiras, onde houve menos queixas, daí a opção por não se interditarem estas praias e pelo hastear a bandeira amarela.