A Câmara Municipal de Lisboa tem a partir de hoje disponível o pavilhão desportivo do Casal Vistoso, junto ao Areeiro, para acolher, dar dormida e comida aos sem-abrigo de Lisboa, devido à previsão de descida brusca da temperatura.
Corpo do artigo
Fonte do pelouro do Desenvolvimento Social, da Câmara de Lisboa, explicou que o Plano de Contingência para a População de Rua Perante Ondas de Frio é automaticamente decretado entre 1 de Novembro e 31 de Março, ficando em estado de latência, sendo activado sempre que as previsões meteorológicas apontem para um período de descida abrupta das temperaturas durante dois ou mais dias.
Assim, ao abrigo do plano, que é directamente acompanhado pelo pelouro de Desenvolvimento Social da CML, em articulação com a Protecção Civil, as equipas de rua vão preferencialmente encaminhar os sem-abrigo de Lisboa para o pavilhão do Casal Vistoso, onde serão distribuídos agasalhos e refeições quentes, bem como disponibilizadas dormidas.
As equipas de rua vão reencaminhar os sem-abrigo que quiserem para pontos de encontro previamente definidos, a partir de onde serão transportados por veículos da Câmara para o pavilhão.
Em Lisboa a situação de aviso de frio ocorre quando os valores diários de temperatura mínima se apresentem inferiores ou iguais a três graus, ao longo de dois ou mais dias consecutivos.