Lisboa é penúltima entre as cidades com pior desempenho na melhoria da qualidade do ar
A lista, divulgada esta terça-feira em Bruxelas, foi elaborada por várias organizações não-governamentais de ambiente, entre elas a Quercus. Foram analisadas 23 cidades europeias. Lisboa ocupa a penúltima posição. Os primeiros lugares são ocupados por Zurique e Copenhaga.
Corpo do artigo
As organizações ambientalistas admitem que a criação, em 2011, de uma zona onde os carros mais antigos não podem circular é uma medida positiva. Mas isso não chegou para colocar Lisboa entre as cidades que mais fizeram para combater a poluição.
Mafalda Sousa, da Quercus diz, que falta ambição à Zona de Emissões Reduzidas: «Poderia abranger outras áreas da cidade e também contemplar outro tipo de veículos. Ainda está em vigor uma exceção para os táxis».
Lisboa tem apresentado nos últimos anos, segundo a Quercus, níveis de poluição através de dióxido de azoto e de partículas inaláveis acima dos limites impostos pela legislação europeia.
Na lista de 23 cidades, Lisboa surge na penúltima posição. Zurique e Copenhaga nos dois primeiros lugares.
O que distingue a cidade suíça e a capital da Dinamarca são as medidas adotadas para afastar o automóvel e privilegiar os transportes públicos.
Os autores desta avaliação lembram que 90% dos europeus vivem em zonas urbanas e estão expostos a níveis elevados de poluição.