O projeto com que a capital portuguesa concorreu a este prémio pretende transformar a energia cinética gerada pelo trânsito em eletricidade.
Corpo do artigo
Lisboa está entre as 21 finalistas do prémio Mayors Challenge de 2014, patrocinado por Michael Bloomberg, ao qual concorreram 155 cidades europeias.
A capital portuguesa concorreu com um projeto que pretende transformar a energia cinética gerada pelo trânsito em eletricidade, com a ambição de criar uma nova fonte de energia e tornar a cidade energeticamente mais sustentável.
«Essa eletricidade pode ser vendida à rede e com as receitas da venda à rede financiamos de uma forma inteligente e sustentável o programa que temos de mobilidade inclusiva e elétrica», explicou o autarca António Costa.
O projeto foi desenvolvido por uma empresa que saiu da Universidade da Beira Interior e já foram identificados os cinco melhores locais na capital para instalar esta experiência piloto.
Na saída da Segunda Circular para o Campo Grande, um desses locais, vão ser instaladas passadeiras no piso que absorvem o andamento dos veículos, que depois é transformada em energia elétrica.
Os finalistas, que incluem as cidades de Barcelona, Madrid, Amesterdão, Estocolmo e Londres, estarão presentes num campo de ideias em Berlim em julho no qual em conjunto com vários especialistas vão apurar as propostas e voltar a submetê-las.
O vencedor, que vai ser conhecido no outono, vai ganhar cinco milhões de euros, ao passo que outras quatro cidades vão receber um milhão de euros cada uma.