
Pierre Babin
Direitos Reservados
O padre Pierre Babin, que vai a enterrar este sábado em Lyon, notabilizou-se pelos novos modos de dizer a moral e a fé e pela introdução da fotolinguagem como método de pedagogia.
O padre e pedagogo Pierre Babin, que se especializou na formação para os media, vai este sábado a enterrar na cidade francesa de Lyon, depois de ter morrido na quarta-feira aos 87 anos.
Filho de comerciantes e oriundo de uma família religiosa, Babin tornou-se membro da Congregação dos Oblatos de Maria Imaculada e cedo se inquietou com a forma desastrada da comunicação na Igreja Católica.
Nos anos 50, iniciou num colégio novos modos de dizer a moral e a fé, tornando a fotolinguagem como um método de pedagogia original.
Numa viagem pelos EUA e Canadá, conheceu o sociólogo Marshall McLuhan, que vai marcar definitivamente os passos deste padre e pedagogo francês.
Nos anos 70, Babin esteve na origem de um centro de formação, expressão e difusão audiovisual ao serviço, sobretudo, do Terceiro Mundo.
Em 2011, este padre francês recebeu o Prémio McLuhan pelo contributo que deu no desenvolvimento da comunicação religiosa.