
Funchal
Global Imagens/Joana Sousa
A Proteção Civil da Madeira garante que, apesar da chuva e ventos fortes, a noite foi tranquila e sem ocorrências significativas a registar. Apesar disso, mantém-se o aviso vermelho.
Corpo do artigo
Em declarações à TSF, o comandante Luís Nery, coordenador da Proteção Civil da Madeira, diz que o mau tempo durante a noite justificou o dispositivo e as precauções tomadas, mas os bombeiros acabaram por não ter muito trabalho.
«Houve bastante chuva e vento também forte, com valores que justificaram os avisos emitidos. (...) Não se verificou nenhum acidente grave, nem para pessoas nem para equipamentos e infraestreuturas», declarou.
No entanto, o mau tempo deixou alguns vestígios, como «algumas derrocadas, quedas de muros e estradas mais condicionadas», acrescentou.
A Madeira continua sob aviso vermelho, o mais grave na escala do Instituto de Meteorologia (IM), devido à ocorrência de chuva forte no arquipélago e vento com rajadas nas zonas montanhosas que podem atingir os 140 quilómetros.
De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia para o arquipélago da Madeira, hoje o céu vai estar geralmente muito nublado, com chuva por vezes forte e persistente, em especial durante a tarde, havendo condições favoráveis à ocorrência de trovoada.
O vento vai soprar moderado a forte (30 a 45 km/h) do quadrante sul, com rajadas da ordem dos 75 km/h, soprando temporariamente forte (45 a 55 km/h) com rajadas que poderão atingir os 90km/h, rodando para leste no final do dia, sendo que nas zonas altas poderão atingir os 120 km/h, em especial a partir da tarde, rodando para leste no final do dia.
O IM diz que haverá também uma pequena descida da temperatura máxima.
Quanto ao estado do mar, na costa Norte as ondas serão de norte entre os três e os cinco metros, enquanto na costa sul terão entre dois e 3,5 metros, sendo a temperatura da água do mar de 19 a 21 graus centígrados.
Pelo segundo dia consecutivo, o navio 'Lobo Marinho', que assegura as ligações marítimas entre as ilhas da Madeira e Porto Santo, não efetua a viagem devido às más condições marítimas, uma situação que afeta cerca de duas centenas de passageiros. No Aeroporto da Madeira, as operações decorrem com normalidade.