A maior parte das avarias de eletricidade verificadas por todo o país resultaram de linhas derrubadas em áreas florestais por árvores arremessadas pelo vento muito forte, revelou à Lusa fonte da EDP Distribuição.
Corpo do artigo
Desde a madrugada de hoje que a EDP Distribuição mobilizou cerca de mil operacionais no terreno para procederem à reparação das avarias provocadas pelo mau tempo.
«Nas últimas horas registámos um agravamento do estado do tempo nas regiões centro e sul, sendo que se mantiveram as condições de instabilidade na região norte, com chuva e rajadas de vento de elevada intensidade. Concentrámos os nossos esforços logo desde a madrugada em particular no Minho, mais tarde no Litoral centro e interior bem como na zona a norte de Lisboa», refere a EDP.
Os operacionais da EDP já procederam «à ligação de cerca de uma centena de geradores e de duas centrais móveis, na rede eléctrica de Baixa Tensão, no sentido de minimizar a perturbação resultante desta intempérie».
As equipas da EDP continuarão a actuar em diversas frentes, «até à regularização da situação, em articulação com as estruturas de protecção civil e todas autoridades regionais e locais», segundo a mesma fonte.