A Quercus diz que a maioria dos municípios portugueses não cumpre a lei do ruído. Apenas 68 respeitam o diploma. A denúncia foi feita, esta manhã, no centro de Lisboa.
Corpo do artigo
Apenas 68 dos mais de 300 municípios portugueses têm um mapa de ruído ambiente e estes registam valores acima do permitido.
A denúncia foi feita esta manhã, pela Quercus, junto a uma paragem de autocarros, em Entrecampos, um local escolhido por ser ponto de passagem de carros, motos, autocarros e aviões.
Em Lisboa, a associação ambientalista já fez medições na avenida Fonte Pereira de Melo, e encontrou valores quatro vezes superiores ao valor limite. Até ao final do ano, serão feitas mais medições em Entrecampos, Campo Grande e Braço de Prata.
O vice-presidente da associação ambientalista, Francisco Ferreira, explicou que o objetivo da Quercus «é alertar para um problema que as autoridades, as autarquias, mas também a população esquecem que é muito importante».
Segundo a associação de defesa do ambiente, o ruído é responsável por 50 mil mortes prematuras por ano, em toda a Europa, e cerca de 245 mil doenças cardiovasculares.
Dado o incumprimento da legislação, a Quercus sugere o encerramento do aeroporto de Lisboa entre a meia-noite e as 6 da manhã. Pondera ainda apresentar uma queixa à Comissão Europeia, mas promete aguardar até final de março do próximo ano.