Na 16ª edição do "Andanças", festival internacional de danças populares, que arranca esta segunda-feira em S. Pedro do Sul, são esperadas mais de 20 mil pessoas.
Corpo do artigo
O tema escolhido para este ano foi "A Pausa", propondo aos participantes que «parem um pouco para perceber o que faz sentido», como justificou Diana Mira, da associação PédeXumbo, que produz o "Andanças".
Diana Mira lembrou que «sempre houve bailes populares em pequenos ambientes, mas não havia um grande festival», quando «hoje em dia se multiplicam vários festivais pelo país inteiro com bailes».
O "Andanças" tem como objectivo promover a música e a dança populares enquanto meios privilegiados de aprendizagem e intercâmbio entre gerações, saberes e culturas.
Até ao próximo domingo, vão passar pelo festival cerca de 800 artistas, havendo 19 horas de programação oficial diária. Os participantes podem escolher entre 135 bailes e concertos e 120 oficinas de dança, entre outras actividades.
O festival conta também com 800 voluntários, o que, no total, coloca «um número astronómico» de pessoas em Carvalhais durante uma semana, acrescentou.
Este facto levou a organização a implementar nos últimos anos várias práticas sustentáveis.