Mais de 60 pessoas com intoxicação alimentar após visitarem Melhor Restaurante do Mundo
As 63 pessoas afetadas apresentaram sintomas de diarreia e vómitos pouco depois de terem estado no restaurante Noma, em Copenhaga, entre 12 e 16 de fevereiro.
Corpo do artigo
Um total de 63 pessoas sofreram uma intoxicação alimentar após terem comido no restaurante dinamarquês Noma, considerado desde 2010 como o Melhor Restaurante do Mundo.
Segundo as autoridades sanitárias dinamarquesas, as 63 pessoas apresentaram sintomas de diarreia e vómitos pouco depois de terem estado neste restaurante entre 12 e 16 de fevereiro.
O gerente do Noma já lamentou o sucedido e explicou que apresentou um pedido de desculpa aos afetados e prometeu o reembolso do seu dinheiro.
De acordo com Peter Kreiner, o foco da infeção ainda está por apurar, mas as suspeitas recaem sobre um dos empregados do restaurante, que poderá ter contagiado os clientes do Noma.
A gerência do Noma disse aos inspetores sanitários que o problema já está resolvido e admitiu que a cozinha devia ter sido desinfetada logo que foi dado o alerta através de um e-mail de um cliente.
Só que não havia ninguém para ler os e-mails dos clientes, algo que o restaurante garante que vai mudar, dado que foi contratado um funcionário para ler os e-mails em inglês e outro para ler as mensagens eletrónicas em dinamarquês.
O Noma, que se localiza no porto da capital dinamarquesa, arrecadou, em 2013, pela terceira vez consecutiva o prémio atribuído pela revista britânica "Restaurant Magazine", após ter destronado o restaurante espanhol El Bulli, de Ferran Adrià.
Com duas estrelas Michelin, o Noma mistura cozinha nórdica com a chamada cozinha molecular e leva cerca de 200 euros aos seus clientes para que estes usufruam da experiência e da comida.