Mais de 600 quilogramas de berbigão oriundo de Olhão vão ser confecionados no próximo fim de semana na aldeia algarvia da Figueira, em Portimão, onde cerca de 100 voluntários organizam o 11.º Festival de Berbigão.
Corpo do artigo
Massa de berbigão, arroz de berbigão, papas de milho de berbigão, rissóis de berbigão e berbigão ao natural são alguns dos pratos a confecionar com aquele marisco e que poderão ser degustados num festival gastronómico totalmente organizado por voluntários, contou à Lusa Idalécia Carmo, 47 anos, e uma das voluntárias da organização.
Segundo Idalécia Carmo, antes o berbigão vinha todo da Ria de Alvor, mas atualmente é quase todo «encomendado aos mariscadores de Olhão, cidade piscatória do Algarve, junto à Ria Formosa, e onde há muita oferta de marisco.
O Festival do Berbigão recebeu na última edição «três mil pessoas» e foram confecionados «600 quilogramas de berbigão». Para o certame deste ano, as expectativas são idênticas, acrescentou à agência Lusa Pedro Poucochinho, da Câmara Municipal de Portimão, uma das entidades que apoia o evento, com a associação local, a Sociedade Desportiva Figueirense.
«Este festival, de fortes características populares», tem vindo «progressivamente a marcar pontos», disse a mesma fonte, adiantando que o festival abre as portas pelas 19:00 de sábado no polidesportivo de Figueira, junto à Estrada nacional 125, e o custo do ingresso por pessoa é de três euros, com oferta de um prato de berbigão.