O protesto Occupy Oakland juntou cerca de 4500 pessoas que invadiram as ruas desta cidade da Califórnia e bloquearam as operações do porto local, um dos maiores dos EUA.
Corpo do artigo
Cerca de 4500 pessoas manifestaram-se, na quarta-feira, na cidade de Oakland, na Califórnia, contra as desigualdades e a ganância das grandes empresas, protesto que levou ao encerramento do porto da cidade, um dos maiores portos de contentores dos EUA.
«Neste momento, as operações marítimas estão efectivamente paradas no porto de Oakland. As operações marítimas vão recomeçar quando for seguro fazê-lo», adiantaram os responsáveis do porto de Oakland, num comunicado enviado à agência Reuters.
Os manifestantes bloquearam as ruas principais desta cidade do norte da Califórnia, num protesto que qualificaram de dia de greve e que juntou trabalhadores de diferentes sectores e que teve forte representação de professores e estudantes.
Este protesto teve lugar cerca de uma semana depois de um violento confrontos entre habitantes de Oakland e a polícia local, quando as autoridades dispersaram um acampamento do movimento Occupy Oakland no centro da cidade.
O protesto Occupy Oakland deriva do movimento Occupy Wall Street, cujos protestos começaram a 17 de Setembro e que tiveram réplicas um pouco por todo o mundo.