A forte agitação do mar causou hoje diversos danos materiais em localidades costeiras da Região Centro, como Nazaré, Peniche, São Martinho do Porto e Ovar, informou o Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria.
Corpo do artigo
Durante a noite e primeiras horas da manhã, o mar avançou para zonas habitadas e causou algumas inundações, provocando prejuízos diversos em estabelecimentos comerciais, cafés, viaturas e embarcações, adiantou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) à agência Lusa.
Na Nazaré, «a forte ondulação do mar atingiu a marginal, que esteve cortada ao trânsito até às 07:00», disse o comandante dos Bombeiros Voluntários (BV) da vila, João Estrelinha.
Por seu turno, o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, revelou que ainda esta manhã vão ser criadas barreiras de areia na praia, devido à continuação da agitação marítima forte que se prevê para hoje.
Em Peniche, a agitação marítima destruiu hoje a esplanada do bar da praia da Gamboa, onde o mar galgou a avenida de entrada na cidade, obrigando ao corte ao trânsito, disse o comandante da Capitania de Peniche.
Nessa zona de entrada na cidade, o mar galgou a Avenida Monsenhor Bastos, provocando alguns estragos em estabelecimentos comerciais aí localizados. A rua encontra-se, nessa área, cortada ao trânsito.
A forte agitação marítima desta madrugada danificou ainda escadas de acesso às praias de Peniche de Cima e do Baleal. Na região, o responsável adiantou que deu ordens para interditar o acesso à Avenida do Mar, na Foz do Arelho, nas Caldas da Rainha, e o paredão da Praia da Areia Branca, na Lourinhã.
Também no Furadouro, concelho de Ovar, a forte agitação marítima arremessou para a costa objetos, sobretudo troncos de madeira, segundo disse fonte dos Bombeiros de Ovar, à agência Lusa. No local encontram-se elementos dos Bombeiros de Ovar, elementos da PSP e da Proteção Civil.