Habitações da freguesia de Castelo de Neiva, em Viana do Castelo, estão a ser ameaçadas pela repentina subida das águas do mar que, nos últimos dias, destruiu mais de cinco metros do cordão dunar.
Corpo do artigo
A situação foi revelada, esta segunda-feira, à Agência Lusa pelo presidente da Junta de Freguesia de Castelo de Neiva, Augusto Bandeira, e acontece junto a uma das principais zonas balneares do concelho de Viana do Castelo.
«Quando cheguei ao local fiquei sem palavras ao ver o cenário. Em poucos dias a água galgou mais de cinco metros do cordão dunar e um paredão. Está agora a cerca de três metros da primeira casa», explicou.
Segundo Augusto Bandeira, face à «intensidade» das marés vivas que têm fustigado a zona estão «para já» em perigo três habitações, com a situação a agravar-se nos últimos dias.
«O mar está a avançar em direcção à terra, ás casas, aos armazéns dos pescadores. É preciso fazer alguma coisa urgentemente», apontou ainda o autarca.
O litoral de Castelo de Neiva é uma das áreas com intervenção prevista pelo Polis do Litoral Norte, ao nível da contenção da erosão costeira e a sua requalificação.