Depois de António Lobo Antunes, Mário de Carvalho é o convidado este ano da Escritaria, a festa da literatura que todos os anos invade as ruas de Penafiel.O escritor esteve à conversa com a TSF esta tarde.
Corpo do artigo
A presença do Escritaria nas ruas de Penafiel também se manifesta nas frases espalhadas pela cidade, escritas pelos vários autores já homenageados.
Na edição deste ano, vai ser inaugurada uma frase de Mário de Carvalho, que vai ser colocada na "Praça Escritaria", junto ao jardim do Sameiro.
De sexta-feira a domingo, o centro histórico da cidade vai receber elementos de arte urbana alusivos à vida e obra do autor, o que será complementado com representações de atores locais também dedicadas ao escritor homenageado.
Por Penafiel, nos próximos dias, vão passar personalidades da cultura como Lídia Jorge, Pedro Vieira, Paula Morão, Carlos Avillez, Gonçalo M. Tavares, José Fanha, José Carlos Vasconcelos, Mónica Baldaque e Ricardo Araújo Pereira, entre outras.
Para o festival literário está anunciado o lançamento do novo livro de Mário de Carvalho, «A liberdade de Pátio», que reúne sete contos inéditos. A apresentação vai ser feita por Paula Morão, na sexta-feira, às 21:30, no Museu Municipal de Penafiel.
No programa, destaca-se também, sábado, às 15:30, a conferência "Mário de Carvalho, vida e obra".
Nas edições anteriores do Escritaria foram homenageados os escritores Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa Luís, Mia Couto e António Lobo Antunes.