Maternidades ensinam uso da cadeirinha para diminuir números dos acidentes com crianças
Apesar de todas as campanhas muitas crianças continuam a ser transportadas nos carros sem segurança. Diariamente oito crianças são vítimas de acidentes de viação. Para contraria estes números a Direcção-geral de Saúde e a Associação para a Promoção da Segurança Infantil vão atuar nas maternidades ensinando aos pais a manusearem as cadeirinhas para o transporte em veículos.
Corpo do artigo
Em Portugal, os acidentes rodoviários são a maior causa de morte e incapacidade em crianças e jovens. O uso da cadeirinha e o seu manuseamento já está a ser alvo de ensino nas maternidades no Algarve.
Sandra Nascimento, presidente da APSI, a Associação para a Promoção da Segurança Infantil, conhece bem os números.
«São aqueles que aparecem mais associados à morte das crianças, à incapacidades, às idas às urgências, aos internamentos, são o maior problema de saúde pública. Em Portugal, em média há 14 crianças por dia que são vítimas de um acidente rodoviário, oito são passageiros de um automóvel», explica.
O uso da cadeirinha no carro e o seu bom manuseamento é o que já está a ser ensinado aos pais nas maternidades existentes no Algarve através do programa Alta Segura.
Francisco George, diretor-geral de Saúde, quer alargar este projeto às 41 maternidades do país e garantir que cada bebé terá uma dessas cadeirinhas quando sair do Hospital.
O Fórum Algarve foi o parceiro privado que doou 15 mil euros.
Nos últimos anos Portugal tem evoluído neste sentido, mas segundo a APSI 20 por cento das crianças ainda andam sem cadeirinha no carro.