O historiador José Mattoso e o cineasta João Salaviza são os vencedores do Prémio Nuno Viegas Nascimento 2012, atribuído pela Fundação Bissaya Barreto, com uma dotação de 50 mil euros, foi hoje anunciado.
Corpo do artigo
"Património de Origem Portuguesa no Mundo: Arquitetura e Urbanismo. Património de influência Portuguesa", de José Mattoso, e "João Salaviza: Cinema de Portugal, Cinema do Mundo", de João Salaviza, foram os trabalhos galardoados, cabendo a cada um 25 mil euros.
Ao prémio, nesta edição dedicado ao tema Cultura, apresentaram-se 66 candidaturas, de iniciativa individual, coletiva e institucional, subscritas por portugueses residentes em Portugal, Andorra, Bélgica, China, Espanha, Malaca, Reino Unido e Timor-Leste, refere uma nota da Fundação Bissaya Barreto.
O júri reconhece que as duas candidaturas, apesar de utilizarem expressões culturais diferentes, «se completam na universalidade, na afirmação e valorização da cultura portuguesa».
A de José Mattoso, «potenciando a preservação e valorização futuras de um legado histórico e patrimonial (arquitetónico) de influência portuguesa, no mundo», a de João Salaviza «potenciando através da linguagem cinematográfica, da criatividade e produção artística, o compromisso com a divulgação do pensamento, de realidades e identidades socioculturais de um Portugal contemporâneo».
Instituído pela Fundação Bissaya Barreto em 2008, para homenagear o Presidente da Fundação entre 1981 e 2008, o prémio teve este ano no júri Patrícia Viegas Nascimento (Presidente da Fundação Bissaya Barreto), José Veiga Simão, Luís Braga da Cruz, Júlio Pedrosa, António Meliço-Silvestre, António Pedro Pita e Henrique Monteiro.
O prémio será entregue no próximo dia 26 de novembro, às 11h00, em cerimónia pública no Campus do Conhecimento e da Cidadania da Fundação Bissaya Barreto, Bencanta - Coimbra.
José Mattoso decidiu doar os 25 mil euros que irá receber ao projeto HPIP (Heritage of Portuguese Influence/Património de Influência Portuguesa), um portal interativo bilingue que se encontra alojado na Universidade de Coimbra.