O vereador responsável pela Proteção Civil de Lisboa disse à TSF que foram recebidas mais de 1000 chamadas com pedidos de auxílio por causa da chuva que ocorreu esta tarde.
Corpo do artigo
Tem sido uma tarde complicada para a Proteção Civil. Há relatos de problemas com a chuva em várias zonas do país, mas principalmente em Lisboa.
«Recebemos cerca de mil chamadas na sala de comando do Regimento de Sapadores Bombeiros. Houve cerca de 157 inundações com um conjunto de áreas críticas na cidade de Lisboa», adiantou Carlos Manuel Castro, vereador responsável pela Proteção Civil de Lisboa.
Carlos Manuel Castro disse ainda que a Câmara de Lisboa não estava à espera da chuva, sublinhando que os avisos lançados pelo Instituto do Mar e da Atmosfera não iam nessa sentido. Por isso, acrescentou o responsável, a cidade teve de reagir à última hora.
Os bombeiros têm sido chamados para resolver situações relacionadas com inundações e com a limpeza de vias.
Ouvido pela TSF, Miguel Cruz, adjunto de Operações Nacional da Protecção Civil, revelou que, em todo o Continente e durante o dia de hoje, as ocorrências chegaram quase às 250.
A situação de hoje não é estranha à previsão que existia antes de tudo acontecer. A meteorologia apontava 11 distritos com risco elevando de chuva forte e trovoadas.
Em declarações à TSF, Maria João Frada disse que um aviso destes implica registos de precipitação na ordem de 20 milímetros.
De acordo com o Instituto de Meteorologia, a situação não vai melhorar, pelo menos até ao final da semana.