Pelo menos 15 pessoas morreram no Vietname devido ao mau tempo que antecede a chegada do tufão "Nesat", que é esperado esta tarde, após ter provocado 43 mortos nas Filipinas, informaram as autoridades locais.
Corpo do artigo
As cheias e os deslizamentos de terra estiveram na origem da maioria das mortes registadas até ao momento no Vietname, segundo indicou a Comissão Nacional para Prevenção de Tempestades e Controlo de Inundações.
O Mekong subiu entre dois a cinco metros acima do nível do mar em algumas áreas, tendo as inundações afectado cerca de quatro mil casas e alagado perto de 30 mil hectares de campos de arroz, estando em perigo outros 100 mil hectares de arrozais.
O "Nesat", que fustigou as Filipinas na terça-feira, deixou 43 mortos e provocou prejuízos avaliados em quatro milhões de pesos (cerca de 67,6 milhões de euros) sobretudo nos campos de cultivo e infra-estruturas, de acordo com o último balanço oficial.
As autoridades filipinas preparam-se entretanto para a chegada de um outro tufão - o "Nalgae" - que se aproxima das províncias de Cagayan e Isabela com forte vento, cujas rajadas chegam a atingir os 160 quilómetros por hora.
Uma média de 15 a 20 tufões atinge anualmente as Filipinas durante a época de monções que, regra geral, se inicia em maio e termina em Novembro.