Em Coimbra, duas pessoas ficaram desalojadas após derrocada e em Matosinhos pelo menos quatro casas ficaram inundadas e uma outra, devoluta, desabou. Também há derrocadas em Lamego.
Corpo do artigo
Fonte da PSP adiantou à agência Lusa que duas pessoas ficaram hoje desalojadas, em Coimbra, após a derrocada parcial da sua habitação. Os desalojados não sofreram quaisquer ferimentos.
Os serviços da Proteção Civil da Câmara Municipal de Coimbra «estão a proceder ao realojamento» das pessoas, que não estavam no interior da residência no momento em que esta ruiu, pouco antes das 7h00.
Segundo a PSP, a intensa chuva dos últimos dias poderá explicar a derrocada da fachada do imóvel, em Casas Novas, freguesia de São Martinho do Bispo, em consequência de infiltrações de água através de um prédio contíguo que está em ruínas.
Mais a Norte, desde as 00h00 horas de hoje, os bombeiros de Leça do Balio receberam quatro pedidos de ajuda para situações de inundações na freguesia, havendo também uma derrocada numa casa devoluta na freguesia de Custóias.
Fonte dos Bombeiros Voluntários de Leça do Balio disse que a situação da derrocada estava, cerca das 13h20, «em lista de espera» para ser resolvida, a aguardar «de uma equipa disponível» para se deslocar ao local.
Contactada pela Lusa, fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse que as regiões Norte e Centro estiveram sob alerta laranja (o segundo pior numa escala de quatro), mas que passaram a alerta amarelo ao início da manhã, uma vez que se prevê uma diminuição da precipitação.
«O pior já terá passado», disse fonte do IPMA, alertando, no entanto, que se preveem chuvas fortes para domingo no Litoral Norte e Centro.
Em Lamego, o trânsito na estrada nacional 222 está cortado entre Torrão e Valdigem, concelho de Lamego, devido a vários aluimentos de terras que bloquearam a via, informou hoje o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu.
Não há acidentes, nem feridos a registar devido às derrocadas, segundo a fonte do CDOS de Viseu.
Notícia atualizada às 15h56